História da Harpa Cristã
Primeiro Hinário em Português no Brasil
A primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil foi o hinário Salmos e Hinos, em 1861. Foi elaborado pelo casal Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Fluminense (1855), a primeira igreja evangélica em língua portuguesa no Brasil. O hinário contava com 50 músicas, sendo 18 salmos e 32 hinos. Inclusive, foi usado como primeiro hinário por diversas denominações.
A segunda edição foi publicada em 1865 e continha 25
salmos e 58 hinos. Edições posteriores contaram com a colaboração do Dr. João
Gomes da Rocha, filho adotivo do casal Kalley. Além de acrescentar composições
novas, a partir de 1899, o Dr. Rocha começou a inserir índices minuciosos e
também antífonas e cantochões, elevando o hinário ao nível das melhores e mais
completas coleções de hinos evangélicos do mundo.
Os primeiros hinos evangélicos em língua portuguesa eram versões de hinos já conhecidos popularmente em língua inglesa. Dá-se o nome de “versão” porque a tradução literal das letras, muitas vezes, faz perder o sentido e dificulta a harmonia poética dos versos. Por isso, o versionista precisa encaixar palavras para não perder o sentido e manter a beleza poética, além da harmonia musical. Como o enfoque de nosso estudo está direcionado para a teologia pentecostal, apresentaremos a seguir a relação dos principais versionistas desse período que tiveram canções inseridas no Salmos e Hinos e que depois foram inseridas na Harpa Cristã de 1941:
c) Luiz Vieira Ferreira (1835–1908), engenheiro militar, nasceu em 1835 em São Luís-MA, onde fez os seus estudos preparatórios. Cursou Matemáticas na Escola Central da Corte, e as suas aplicações à guerra, na Escola Militar. Poeta inspirado e autor de vários hinos evangélicos. Na Harpa Cristã, consta como sendo da sua versão o hino “Lugar de delícias” (HC 202) e da sua autoria o hino “Mui perto está o dia” (HC 335).
j) José Calazans (?–?). Pouco se sabe sobre ele, mas, segundo a historiadora Henriqueta Rosa Fernandes Braga, ele exerceu atividades musicais em Recife PE no início do século XX e teve contato com o missionário batista W. C. Taylor. Na Harpa Cristã, consta como da sua versão o hino “Crentes, cantai” (HC 436)
FERREIRA, Roberto. (Ed.). Teologia Pentecostal da Harpa Cristã – A Contribuição do Hinário na Formação da Doutrina Pentecostal em Nosso País. Rio de Janeiro: CPAD, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2022
Outra percepção ao analisar os hinos é que há uma probabilidade de que os próprios suecos também compuseram hinos inspirados nas suas experiências do campo missionário do Brasil. Observe esse exemplo no hino “As firmes promessas” (HC 459), de autoria de Samuel Nystöm:
Se a febre arde, se extingue a vida E quer a morte te arrebatar, Nas Suas promessas terás guarida Bastante p’ra te abrigar.
Na obra Despertamento Apostólico no Brasil, Samuel Nyström relatou:
“Depois desta viagem, a febre da malária tomou conta de mim por dois meses. Não sobrava muito agora do antigo atleta e desportista” (VINGREN, 2008, p. 28).
Observamos então que, provavelmente, alguns hinos não foram traduções, mas, sim, inspirados por experiências que eles tiveram no trabalho de evangelização no norte do Brasil.
Segue a relação dos autores e versionistas pentecostais escandinavos que colaboraram com canções que foram inseridas na Harpa Cristã de 1941:
b) Eufrosine Kastberg (1900–1988) foi uma missionária sueca e esposa de Nils Kastberg. São da sua versão os seguintes hinos: HC 295, 297, 302, 305, 351 e 447. Todos eles, exceto o 351, são em parceria com Emílio Conde.
c) Frida Vingren (1891–1940) foi uma missionária sueca, esposa de Gunnar Vingren, enfermeira, poetisa, compositora, musicista, redatora, pesquisadora, pregadora e ensinadora. Oriunda de uma família de crentes luteranos, formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus em 1917 e, pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo. Após essa experiência, sentiu o impulso para o movimento missionário e expressou ao pastor Lewi Pethrus a sua vocação. Frida ingressou no Instituto Bíblico Sueco em Götabro, na província de Närke. Em uma das visitas de Gunnar Vingren à Suécia, ele conheceu Frida, e ambos tornaram-se amigos. Os dois passaram um período em oração pedindo a confirmação de Deus sobre a vocação missionária de Frida e o casamento. Frida partiu para Nova York e lá se encontrou com Gunnar, e juntos vieram para o Brasil, chegando aqui em 1917. Em 16 de outubro de 1917, em Belém-PA, foi celebrado o casamento de Gunnar com Frida numa cerimônia presidida pelo missionário Samuel Nyström. O casal teve seis filhos: Ivar, Rubem, Margit, Astrid, Bertil e Gunvor (esta última faleceu no Rio de Janeiro em 1932). Ao iniciar a obra em 1918, muitas surpresas aguardavam o casal, pois Deus havia revelado em profecias que ambos passariam por muitas tribulações — e assim foi. Em 1920, a missionária Frida Vingren foi acometida de malária, sofrendo terríveis ataques de febre. Depois do seu restabelecimento, ela enfrentou o problema de saúde do marido. A partir do fim daquele ano, Gunnar Vingren começou a sofrer de esgotamento físico em consequência da dedicação exclusiva ao trabalho missionário e das vezes que contraiu malária. Por esse motivo, o casal decidiu passar um período na Suécia. O retorno ao Pará ocorreu em 1923, quando Frida contava 30 anos. Depois de muitos anos no Pará, a família Vingren decidiu ir para o Rio de Janeiro em 1924 e alugou uma casa no bairro de São Cristóvão-RJ. A missionária Frida Vingren dirigia cultos tanto no salão quanto ao ar livre; ela abriu frentes de trabalho em muitos lugares, liderou a obra social da igreja, bem como grupos de oração e de visitas em hospitais e presídios, além de ensinar na Escola Dominical. Frida foi colaboradora dos jornais Boa Semente, Som Alegre e Mensageiro da Paz — este substituiu os dois primeiros. Ela também escrevia e traduzia mensagens evangelísticas, doutrinárias e de exortação, além de ter sido comentarista das Lições Bíblicas. Frida também se dedicava à música; cantava, tocava órgão e violão. Depois de quinze anos dedicados no Brasil, a família Vingren decidiu retornar à Suécia em 1932. Na Harpa Cristã, trouxe uma contribuição bastante significativa, pois constam 23 hinos com as suas iniciais, sendo 16 versões e 7 da sua autoria.
d) Gunnar Vingren (1879–1933) foi um missionário sueco, pastor e fundador das Assembleias de Deus no Brasil. Em 1903, viajou para os Estados Unidos e, posteriormente, ingressou no Seminário Teológico Batista em Chicago já em 1904. Em 1909, concluiu o Seminário, e Deus encheu-o de uma grande sede para buscar o batismo no Espírito Santo — e ele não tardou a receber. Os problemas começaram quando ele começou a pregar sobre a experiência do batismo no Espírito Santo na igreja em que pastoreava; a igreja foi dividida entre os que acreditavam e os que não acreditavam na sua pregação, e ele foi forçado a deixar essa igreja. Vingren frequentou várias igrejas pentecostais, entre elas estão: Missão da Avenida Norte de William H. Durham e a Igreja Pentecostal Sueca, que foi a primeira igreja pentecostal escandinava de Chicago. Em 1910, assumiu o pastorado da Igreja Batista Sueca em South Bend, Indiana, nos Estados Unidos, e esta recebeu com alegria as boas novas, tornando-se uma igreja pentecostal. A sua chamada para o Brasil deu-se numa reunião de oração onde foi revelado para um irmão chamado Adolf Uldine que Vingren serviria ao Senhor no “Pará”. Ainda em 1910, partiu, juntamente com Daniel Berg, do porto de Nova York com destino a Belém-PA. Desembarcaram em terras brasileiras e tiveram uma dificuldade inicial porque não falavam português. Conheceram um pastor metodista chamado Justus Henry Nelson, que, percebendo que eles eram batistas, os apresentou a Raimundo Nobre, que estava responsável pelos trabalhos da Igreja Batista em Belém-PA, e ficaram hospedados nessa igreja. Para aprenderem o idioma português, Daniel trabalhava numa fundição durante o dia enquanto Vingren estudava e, à noite, compartilhava o que tinha aprendido. Depois de seis meses, Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração. Ele aproveitou a oportunidade para ensinar a realidade do batismo no Espírito Santo e da cura divina. Durante aquela semana, nas reuniões de oração nos lares, o Senhor curou a senhora Celina Albuquerque de uma doença incurável e, dias depois, batizou-a no Espírito Santo, sendo, então, a primeira pessoa a receber a promessa. Os que não creram na pregação de Vingren acusaram-no de ensinar heresias. Esse fato provocou uma divisão na igreja, resultando na expulsão dos missionários e na exclusão de 18 membros que os apoiaram. Então, em 18 de junho de 1911, fundaram a Missão da Fé Apostólica (o nome Assembleia de Deus somente foi adotado em 1918). Depois de cinco anos em terras brasileiras, Vingren foi à Suécia, onde, por três meses, pôde compartilhar as maravilhas que Deus operara no Brasil. Em 1917, pouco antes do seu regresso, ele encontrou-se com a enfermeira Frida Strandberg, que também tinha chamada missionária para o Brasil. Mais tarde, nesse mesmo ano, eles casaram-se em Belém-PA. Vingren pastoreou a Assembleia de Deus em Belém-PA por 14 anos e, em 1924, fundou a Assembleia de Deus de São Cristóvão, no Rio de Janeiro — a então capital federal. Permaneceu ali até 1932, quando voltou definitivamente para a Suécia em virtude de frequentes enfermidades. Vingren fundou os jornais Boa Semente, em 1919, em Belém-PA; o Som Alegre, em 1929, no Rio de Janeiro; e o Mensageiro da Paz, que é resultado da fusão dos dois primeiros jornais, em 1930. Viajou por todo o Brasil pregando o evangelho e, em 1930, convidou o pastor Lewi Pethrus para participar da primeira Convenção Geral em Natal. Em 1931, presidiu a segunda Convenção Geral realizada no Rio de Janeiro. Na Harpa Cristã, constam como sua versão os hinos “Sua graça me basta” (HC 79) e “Eis-me Jesus” (HC 478).
e) Hedwig Elisabeth Nordlund (?–?) foi missionária sueca, esposa de Gustav Nordlund. São da sua autoria os seguintes hinos: HC 20, 203 e 325.
f) Herbert Nordlund (1912–1949) foi um missionário sueco, músico, compositor e pastor nas Assembleias de Deus no Rio Grande do Sul. Filho do missionário Gustav Nordlund, Herbert converteu-se ao evangelho em 1922, em Nova York, quando estava com os seus pais a caminho do Brasil. Foi batizado nas águas em Porto Alegre-RS no ano de 1924 e batizado no Espírito Santo em 1935. Viajou por todo o Rio Grande do Sul pregando o evangelho e casou-se com Ruth Nelson, filha de Otto Nelson, em 1942. Na Harpa Cristã, constam um hino da sua autoria (HC 488) e duas versões (HC 401 e 492).
g) Ingrid Andersson Fransson (1887–1973) foi uma missionária sueca, esposa de Bertil Fransson. Trabalhou nas Assembleias de Deus no Pará, Ceará, Pernambuco e São Paulo. Na Harpa Cristã, constam como da sua autoria os hinos 287, 368 e 422.
h) Jahn I. Sörheim (?–?) foi um missionário norueguês que veio ao Brasil enviado pela Missão Sueca entre as Assembleias de Deus em 1924. Músico, maestro e compositor, era oficial do Exército da Salvação¹³ e recebeu o batismo no Espírito Santo na Noruega. Sörheim ajudou Gunnar Vingren na Assembleia de Deus do Rio de Janeiro e, depois, em 1925, foi a Santos-SP para dirigir a Assembleia de Deus pioneira no Estado de São Paulo. Em 1928, foi acometido de uma grave enfermidade e viajou para a Suécia para tratar-se. Em 1930, voltou para Santos-SP e ficou lá até 1932, tendo ido para o Rio de Janeiro a convite de Samuel Nyström. Nesse mesmo período, casou-se com a missionária sueca Anna Lovisa Johansson. Foi o pioneiro na formação de bandas e corais em São Paulo, onde formava músicos, compunha e traduzia hinos. Na Harpa Cristã, constam como da sua autoria os hinos “Gozo em Jesus” (HC 14) e “Teu nome precioso” (HC 327) e de sua versão os hinos: HC 254, 258, 319, 375 e 468.
i) Joel Carlson (1889–1942) foi um missionário sueco, evangelista, músico, pastor e antigo líder da Assembleia de Deus em Pernambuco, além de ex presidente da CGADB. Em 1917, casou-se com Signe Charlota Hedlund antes mesmo de vir para o Brasil. Ambos chegaram aqui em 1918 e, depois de terem estudado o idioma, foram para Recife-PE, onde substituíram o pioneiro Adriano Nobre. Depois de anos perseverando em uma obra que, aparentemente, não dava resultados, Carlson vivenciou um crescimento ao ponto de, em 1928, inaugurar o templo-sede com capacidade para 1.500 pessoas. Em 1929, é substituído por Nils Kastberg para ir à Suécia e volta em 1931; em 1932, é eleito para presidir a Convenção Geral. Na Harpa Cristã, consta como autor de três hinos (HC 161, 465 e 495) e cinco de sua versão (HC 25, 233, 355, 460 e 485).
j) Nels Julius Nelson (1894–1963) foi um missionário sueco, evangelista, pastor e antigo líder nacional das Assembleias de Deus. Em 1912, chegava à cidade norte-americana de Minneapolis, Estado de Minnesota. Foi recebido pelo seu tio, que era pentecostal, e ali se tornou membro da Igreja Luterana, apesar das insistências do seu tio e primos para que se tornasse pentecostal. No entanto, certa noite, chegou à sua casa profundamente triste, sem responder os cumprimentos dos seus parentes, e trancou-se no seu quarto. Ele estava possuído por uma profunda convicção do seu estado pecaminoso. Não adiantava pertencer à outra igreja. Era um pecador, e Jesus ainda não habitava no seu coração. Desesperado, levantou-se e acordou o seu tio, pedindo que orasse por ele. Após a leitura bíblica e a oração, Nelson aceitou Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. Em 1915, já frequentando uma igreja pentecostal, a Scandinavian Assemblies of God, foi batizado nas águas e, em 1916, foi batizado no Espírito Santo. Já em 1917, foi consagrado pastor dessa denominação. Havendo trabalhado alguns anos na América do Norte, o seu coração encheu-se do desejo de ser testemunha de Cristo em outros países e sentiu que Deus queria-o no Brasil. Diante do chamado do Senhor, o jovem missionário não perdeu tempo. Em 1921, Nelson desembarcou em Belém-PA sem vínculo financeiro com nenhuma denominação estrangeira, apenas com a promessa de ofertas de crentes norte-americanos que se comprometeram em sustentá-lo durante todo o tempo que ele estivesse no Brasil. Em 1924, aceitou o convite para ajudar ao missionário Samuel Nyström em Belém-PA e permaneceu fazendo-o fielmente por longos anos. No fim de 1925, ele já havia organizado o trabalho nas ilhas do arquipélago de Marajó e passado a direção aos obreiros locais, tornando-se livre para atender à obra no extremo Norte e no Nordeste. Em 1927, assumiu interinamente por sete meses a direção da Assembleia de Deus de Porto Alegre-RS, pois o seu líder, o missionário Gustav Nordlund, viajara à Suécia para visitar os seus familiares. Em virtude da transferência do missionário Samuel Nyström para o Rio de Janeiro em 1930, Nels Nelson assumiu a Assembleia de Deus em Belém-PA. Ficou lá por 20 anos e, nesse período, deu prosseguimento às escolas bíblicas de curta duração, as quais trouxeram grandes benefícios aos obreiros em todo o Brasil. Em 1935, casou-se com a brasileira Lídia Rodrigues e, em 1946, foi eleito presidente do Conselho Administrativo da CPAD, onde promoveu o progresso da editora chegando a visitar os Estados Unidos, Finlândia, Noruega e Suécia, pleiteando oferta para a CPAD. Em 1949, presidiu a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, realizada no Rio de Janeiro, e, em 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde pastoreou a Assembleia de Deus em São Cristóvão até 1957. Na Harpa Cristã, consta como da sua autoria o hino “Jesus meu Salvador” (HC 311).
k) Nils Kastberg (1896–1978) foi um missionário sueco, evangelista e pastor das Assembleias de Deus de Belo Horizonte-MG e Rio de Janeiro-RJ, comentarista de lições bíblicas e escritor. Aos 23 anos, Kastberg recebeu a chamada de Deus e tornou-se evangelista da Missão de Örebro. Impulsionado pelo avivamento pentecostal, trabalhou como missionário na Estônia de 1923 a 1927; nesse período, casou-se com Eufrosyne (em 1924). Após receberem a chamada de Deus para trabalhar no Brasil, por intermédio de uma profecia entregue por Gunnar Vingren, foram enviados pela Igreja Filadélfia de Estocolmo. Em 1928, desembarcou com a sua esposa em Recife-PE, sendo recebidos pelo missionário Joel Carlson. Já em 1929, participou com alguns crentes de uma visita à Assembleia de Deus na Paraíba, que era dirigida pelo pastor Cícero Canuto de Lima. De 1929 a 1931, dirigiu a Assembleia de Deus de Recife-PE durante a ausência de Joel Carlson, que viajara à Suécia. Em 1931, com a transferência de Clímaco Bueno Aza, de Belo Horizonte-MG, para Juiz de Fora-MG, para organizar uma igreja, foi convidado para assumir a sua direção. Em 1932, realizou a primeira Convenção Estadual em Minas Gerais e, em 1933, deixou o pastorado da Assembleia de Deus de Belo Horizonte-MG, sendo substituído por Anders Johansson. Transferindo-se para o Rio de Janeiro, assumiu em 1934 a Assembleia de Deus de São Cristóvão-RJ. Em 1937, promoveu uma campanha para a construção do templo, pois ainda estavam em salão alugado. O local escolhido foi o Campo de São Cristóvão, no 338. Com o apoio financeiro vindo de todo o país, inaugurou o novo templo em 1938. Nesse mesmo ano, entregou o pastorado a Samuel Nyström para abrir frentes em outras cidades, como, por exemplo, Nova Friburgo-RJ. Kastberg costumava cantar hinos em ritmo acelerado para divergir da monotonia das canções entoadas em outras igrejas da época. Ele foi secretário da assembleia geral da CGADB em 1932 e vice-presidente em 1935. Deixou o Brasil em 1938 para trabalhar na Argentina. Foi um grande incentivador da literatura e da imprensa nas Assembleias de Deus. Trabalhou como redator do Mensageiro da Paz no período de 1932 a 1939. Foi ele quem convidou Emílio Conde para dedicar-se em tempo integral ao jornal e, assim, tornou-se o primeiro jornalista da CPAD. Na Harpa Cristã, constam dois dos seus hinos compostos em parceria com Emílio Conde, a saber, “As cordas do coração” (HC 342) e “Vasos transbordantes” (HC 486).
l) Otto Nelson (1891–1982) foi um missionário sueco, evangelista, pastor, antigo líder da Assembleia de Deus em Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro e ex-presidente da CGADB. Em 1910, imigrou para os Estados Unidos por razões de trabalho, passou pela Inglaterra e depois chegou a Boston-EUA. Decidiu-se para Cristo e recebeu o batismo no Espírito Santo nessa mesma época. Conheceu a sueca Adina Petterson, que imigrara para os EUA em 1907, e casaram-se em 1912. Tendo frequentado uma igreja pentecostal em Chicago em 1914, Otto Nelson foi orientado por Deus para vir ao Brasil e chegou a Belém PA naquele mesmo ano. Em 1915, foi com a família para Maceió-AL a bordo de um navio do Lloyde Brasileiro. Quando chegou, havia apenas seis pessoas que tinham recebido a mensagem pentecostal na cidade. Depois de muitas adversidades, inaugurou em 1922 o terceiro templo da Assembleia de Deus no Brasil e o maior da denominação na época. A sua inauguração repercutiu em todo o Nordeste e atraiu para Maceió crentes de vários Estados. Em 1923, realizou a primeira Convenção em Alagoas com a presença de irmãos e líderes de todo o país. Já em 1924, quando toda a capital alagoana foi castigada por uma tremenda inundação que arrasou e arrastou na correnteza casas, pessoas, animais e móveis, Otto Nelson abriu as suas portas para abrigar os crentes que perderam as suas casas. Em 1930, entregou o pastorado ao missionário Algot Svenson e viajou para a Bahia, onde o início foi bem difícil, mas Deus prosperou a obra, e a igreja cresceu. Em duas semanas na localidade de Valente, no município de Coité-BA, mais de vinte pessoas aceitaram a Cristo. Treze pessoas foram batizadas nas águas, e foi aberta ali uma congregação. Em 1932, chegou a Aracaju-SE e inaugurou a nova igreja, que ficou filiada à Assembleia de Deus de Salvador-BA até 1949, quando ganhou autonomia. Em 1936, a igreja já estava em condições de promover a sua primeira convenção estadual. Esse fato foi muito significativo e atestou o progresso do evangelho na Bahia. Na ocasião, deixou o pastorado para viajar à Suécia. Quem assumiu o seu lugar foi o pastor Aldor Pettersson. Em 1938, viajou para Flores, em Buenos Aires-ARG, onde assumiu uma igreja. Em 1945, assumiu o pastorado da Assembleia de Deus de São Cristóvão-RJ, sendo substituído em 1947 pelo missionário Nels Nelson. Tempos depois, foi a Montevidéu, Uruguai dar continuidade à obra de Deus naquela cidade. Foi nesse último país que Otto Nelson dedicou boa parte do seu labor no fim da sua carreira missionária. Na Harpa Cristã, constam da sua autoria o hino “O Senhor da ceifa chama” (HC 127) e da sua versão os hinos: HC 21, 94, 344, 419 e 424.
m) Samuel Nyström (1891–1960) foi um missionário sueco, evangelista, pastor, escritor, pioneiro das Assembleias de Deus do Pará, Amazonas, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro e ex-presidente da CGADB. Nyström foi o primeiro missionário enviado pela Junta Missionária fundada pela Igreja Filadélfia de Estocolmo pastoreada por Lewi Pethrus. Ao ouvir Daniel Berg falando sobre o trabalho missionário no Brasil durante uma pregação na Igreja Filadélfia, sentiu a chamada missionária para trabalhar no Brasil. Em 1914, estudou na escola bíblica da Missão de Örebro, de John Ongman, na cidade de Örebro. Provavelmente, seria enviado ao campo por meio da Junta Missionária da Missão de Örebro. Ongman anunciou aos jovens da Igreja Filadélfia de Estocolmo que eram os seus alunos e que não podiam enviá-los por pertencerem àquela igreja, expulsa da União Batista no ano anterior. Então, a Igreja Filadélfia resolveu organizar um campo de trabalho para eles e dar-lhes uma ajuda, dentro das suas possibilidades. Nyström conheceu Karolina Josefina Berggren (que ficou conhecida como Lina Nyström) e apaixonou-se imediatamente por ela. Apesar da diferença de idade (quatro anos), logo começaram a namorar e ficaram noivos. Em 1916, casaram se na Igreja Filadélfia de Estocolmo e foram separados para o trabalho missionário no Brasil. Chegaram ao Brasil e encontraram cerca de setenta crentes no Estado do Pará e duzentos em todo o Brasil. Depois de aprenderem o idioma, começaram a trabalhar ativamente na evangelização. No período de 1917 a 1921, Samuel Nyström trabalhou intensamente na região amazônica. Em 1922, na primeira escola bíblica da Assembleia de Deus em Belém-PA, ministrou os estudos bíblicos. Depois de seis anos de trabalho missionário, Samuel e Lina Nyström retornaram à Suécia em 1922 e chegaram pela segunda vez ao Brasil em 1923. Em 1924, com a partida de Gunnar Vingren para o Rio de Janeiro, assumiu o pastorado da Assembleia de Deus em Belém-PA. Em 1926, inaugurou o primeiro templo da Assembleia de Deus em Belém-PA na presença de 1.200 pessoas. Em 1927, deu início ao movimento beneficente em favor das viúvas de pastores. Em 1930, despediu-se de Belém-PA em direção a São Paulo. Em 1932, substituiu Gunnar Vingren na direção da igreja no Rio de Janeiro. Em 1933, foi realizada na Assembleia de Deus de São Cristóvão-RJ a 4ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, sob a presidência do missionário Samuel Nyström. Em 1934, precisou retornar à Suécia. O pastor Nils Kastberg assumiu o seu lugar. Nyström trabalhou como missionário em Portugal a partir de 1935. Depois, em 1938, voltou ao Brasil, reassumindo o pastorado da Assembleia de Deus de São Cristóvão-RJ. O ano de 1943 ficaria para sempre lembrado como o ano da evangelização e do ensino bíblico. De março a maio daquele ano, a igreja distinguiu-se pelas intensas atividades evangelísticas, que aumentaram de forma patente o número de membros da igreja. Quanto ao ensino, a Escola Bíblica daquele ano foi considerada uma das mais expressivas de todas tanto pela qualidade quanto pela eficiência da instrução. Em 1944, a Assembleia de Deus do Rio de Janeiro completava 20 anos de existência. Liderada pelo pastor Samuel Nyström, a igreja realizou um dos acontecimentos mais notáveis da sua história. Todos os membros foram mobilizados, e, em uma hora, foram distribuídos na capital cerca de 200 mil folhetos e igual quantidade de evangelhos. Em 1945, Otto Nelson assumiu o pastorado da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro, pois Nyström precisou viajar mais uma vez. Assumiu o importante cargo de secretário de missões da Missão Sueca, responsável por mais de 600 missionários e uma estação de rádio em Tanger, capital do Marrocos (norte da África), que transmitia o evangelho em vários idiomas. Durante a Convenção Geral realizada em Recife em 1946, visitou, em caráter particular, algumas igrejas nos Estados Unidos para arrecadar a primeira oferta substanciosa para a instalação das oficinas da CPAD. Pouco tempo depois, já no país, foi eleito presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil de 1948 a 1949. Durante os 30 anos de atividades no Brasil, Nyström trabalhou como um verdadeiro apóstolo, ajudando a lançar e consolidar os fundamentos doutrinários das Assembleias de Deus no Brasil. Ele exercia grande liderança espiritual e eclesiástica entre os missionários e os pastores nacionais. A sua atuação estendeu-se do Norte ao Sudeste do Brasil, fortalecendo igrejas, ministrando estudos bíblicos e ensinando em escolas bíblicas, organizando setores, sabiamente orientando importantes assuntos das Assembleias de Deus em todo o país. Nyström esteve à frente da CGADB por nove gestões (1933, 1934, 1936, 1938, 1939, 1941, 1943, 1946 e 1948). Além de poliglota (falava, além do sueco, a sua língua materna, inglês, francês, alemão, espanhol e português e tinha significativo conhecimento de hebraico e grego), era profundo conhecedor da Bíblia; por isso, ele era constantemente chamado para ministrar estudos bíblicos em muitas igrejas. Na Harpa Cristã, constam como sendo da sua autoria os hinos 13, 87, 290 e 494 e da sua versão os hinos 82, 83, 92, 167, 222, 288, 293, 332, 416, 454, 456, 459 e 511.
n) Simon Lundgren (1898–1990) foi um missionário sueco, evangelista, pastor e pioneiro das Assembleias de Deus em São Paulo e Paraná. Converteu-se ao evangelho aos 18 anos e foi batizado no Espírito Santo uma semana depois, sendo batizado nas águas em 1917. Em 1921, casou-se com Linnea Leontina Lundgren. Chegou ao Brasil em 1924 para atuar ao lado de Otto Nelson na cidade de Maceió-AL. Em 1925, foi auxiliar de Joel Carlson em Pernambuco e, no ano seguinte, organizou com um grupo de 12 membros a Assembleia de Deus em Santos-SP, onde ficou até 1930. Viajou com a família para a Suécia, onde esteve até 1933. De volta ao Brasil, permaneceu durante um ano pela Assembleia de Deus em São Cristóvão-RJ, onde substituiria Samuel Nyströn nas suas constantes viagens pelo país. Em 1934, retorna para São Paulo, mas desta vez para a capital, onde cooperou eficazmente com a evangelização do bairro Ipiranga. Até 1938, pastoreou a Assembleia de Deus em São Paulo e viu o crescimento das igrejas de Jundiaí, Campinas, Nova Odessa, Rio Claro, São Carlos e Marília. Em 1942, assume a Assembleia de Deus em Curitiba-PR e ali prossegue o trabalho de evangelização do interior paranaense. Ainda na igreja curitibana, o missionário organizou uma banda de música maior, desenvolveu corais de adultos e jovens, e, devido ao crescimento da igreja, um novo templo foi inaugurado em 1948. Em 1955, Lundgren passou a liderança para o pastor Bruno Skolimowski. Jubilado em 1963, dedicou-se ao ministério do ensino da Palavra por todo o Brasil. Na Harpa Cristã, consta como da sua versão o hino “Despertar para o trabalho” (HC 16).
o) Tora Hedlund (?–1988) foi uma missionária sueca, esposa de Samuel Hedlund. Ambos vieram para o Brasil em 1921 desembarcando em Belém-PA. Em 1921, transferiram-se para Recife-PE e deram grande apoio a Joel e Signe Carlson (Signe era irmã de Samuel Hedlund). Tendo passado um tempo na Suécia, foram para Niterói-RJ e depois para São Paulo. Na Harpa Cristã, consta como da sua autoria o hino “O lar da glória” (HC 197).